Por que se importar?

sábado, 19 de junho de 2010

Por que um estudante de biologia precisa saber de política, de modos de produção? 
Respondo aqui como estudante de biologia e cidadão brasileiro, e por tanto de um país que exerce a função de "celeiro do mundo", que esses assuntos estão profundamente ligados ao estudo da biologia. De fato, acredito que a própria continuidade das atividades humanas no planeta está perfeitamente entrelaçada a esses assuntos, pois são as políticas adotadas por nossos governantes que perpetuam o modo de produção a que estamos atrelados, e esse modo de produção é incompatível com a capacidade de nosso planeta de gerar recursos para a continuidade indefinida de nossas atividades consideradas normais da sociedade humana.
 Pois então, por que nossos governantes continuam a atuar favorecendo a continuidade do capitalismo, esse modo de produção que explora de forma irracional os recursos naturais e humanos? Simplesmente porque estão inseridos na forma de pensar que faz girar esses sistema, pondo a economia, o acúmulo de riqueza para um país,um estado,uma cidade, à frente do bem  estar das pessoas, QUE SÃO VERDADEIRAMENTE A NAÇÃO! Parece me óbvio o raciocínio de que não traria dano nenhum às pessoas,  o país ter menos dinheiro,desde que todos tivessem comida em seus pratos, educação e saúde de qualidade. Pergunto-me então,  por que o Brasil está a extender as áreas de desmatamento em função da agricultura e imagino ingenuamente se essa expansão tem  algo a ver com a produção de alimentos, com a distribuição de terras para aqueles que querem trabalhar e não a possuem...mas não, expandimos as áreas destinadas à agropecuária para atender necessidades EXTERNAS A NOSSO PAíS, sendo que temos aqui organizado o maior movimento social do mundo, que luta pela reforma agrária! Destruímos o Cerrado, uma das áreas mais biodiversas do mundo,  para plantar soja, a tão famosa Amazônia, arde em chamas para que possamos criar nosso gado de forma extensiva, as matas do interior de nosso estado (SP) há muito sofrem com a expansão irrefreável da cana-de açúcar,e  me perguntam por que um biólogo tem que se interessar por política, entender o modo de produção em que vivemos, por que se importar com isso. Pois digo que é necessário não só entender e se interessar, é necessário se posicionar, enxergar a que realmente serve o "progresso", a que realmente serve o "desenvolvimento". É necessário ao biólogo, é necessário ao médico, é necessário ao engenheiro, ao jornalista e é necessário a todo cidadão do mundo.

Roberto "Jedi" Ribeiro

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela sua visão da verdadeira definição de ser um cidadão (e biologo)!

Anônimo disse...

Esse mundo é dos egoistas. Enfim, a humanidade tem mto pouco de humana.

Anônimo disse...

Coração de estudante é complicado. Sempre cospe no prato em come, atazanado pelas "moskas" que proliferam na matéria orgânica em decomposição.

Roberto Ribeiro disse...

Como nesse prato por que o prato é imposto a todos nós, estudantes ou não. É impossível viver numa sociedade como a nossa sem reproduzi-la, mas isso não significa que precisamos aceitar de boca fechada, que não podemos procurar modos de superar esse modelo. Cuspo sim, com gosto nesse prato amargo que como! E é pena que tenha que haver moskas, pois nos mostram que o prato realmente fede.Ou será que o mundo em que queremos viver é esse? Está bom como está? Melhor ficar calado, não pensar a respeito e tocar a vidinha que nos é colocada? Faço minha escolha

Postar um comentário

 
Obioservação | by TNB ©2010